EVOLUTION OF APPLIED LINGUISTICS IN BRAZIL

Autores

  • Bruno Gomes Pereira FAHESA/ITPAC

Resumo

In this article, we present the course of Applied Linguistics (AL) in Brazil, which goes from the application of linguistics to AL called indiscipline. We note how the inter / trans / indisciplinary profile of AL can contribute to a teaching that provides the student with a more conscious and reflective character of the use of his own language. The methodology we use in this approach is of the bibliographic type. This type of research has led us to understand that AL is, above all, a differentiated way of doing science in a complex society. Therefore, the proposal of this approach of studies distances itself from the purely linguistic conception gaining a predominantly sociological position, since it considers the language / language as mediator of the practices of interaction in several social domains.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, FAHESA/ITPAC

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde apresentou a monografia "Produção Textual: Problemas de coerência e coesão a partir do uso inadequado de operadores argumentativos e referenciais", situando seu trabalho no campo da Linguística Textual (LT). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF), com o trabalho de conclusão "A relação indissociável entre língua e cultura no documentário Língua: Vidas em Português". Mestre em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde defendeu a dissertação "Professores em Formação Inicial no Gênero Relatório de Estágio Supervisionado: Um estudo em licenciaturas paraenses", pesquisa desenvolvida a respeito das práticas de letramento de professores em formação inicial em diferentes licenciaturas do Estado do Pará. Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) também pela UFT, tendo obtido o título por meio da defesa da tese intitulada "Relocalização de Saberes Acadêmicos na Construção de Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica Convencional e Reflexiva". Membro do Conselho Científico da Revista Ribanceira, periódico semestral do curso de Letras da UEPA, da Revista São Luis Orione, periódico anual e multidisciplinar da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), e da Revista Científica do ITPAC, periódico semestral e interdisciplinar do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC/Araguaína), e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da FAHESA/ITPAC.

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Publicado

2017-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS