A CULTURA DE IMPUNIDADE PROPORCIONADA PELAS PENAS ALTERNATIVAS NA LEGISLAÇÃO PENAL BRASILEIRA

Autores

  • Ricardo Ferreira de Rezende Faculdade Católica Dom Orione

Resumo

O presente artigo tem como escopo traçar um breve estudo e comentários sobre a cultura de impunidade que existe hoje no Brasil no que diz respeito ao sentimento criado nas na sociedade de ausência de justiça, ou mesmo, sentimento de impunidade, que existe por consequência de a legislação penal brasileira prever a possibilidade e aplicabilidade de penas alternativas como sanção penal para crimes ditos de pequeno e médio potencial ofensivo. A depender do crime praticado por uma pessoa, hoje no território brasileiro, ela poderá sofrer a imposição de um castigo ou pena pessoal, de prisão corporal, que, se não ultrapassar uma determinada quantidade de anos, esta pena de prisão deverá ser substituída por umas das chamadas penas alternativas. Assim, por consequência, essa pessoa que sofreu tal reprimenda penal, tendo em vista sua pena não ultrapassar uma pequena quantidade de tempo, ela jamais será levada à prisão, o que ao longo do tempo faz crescer nas pessoas um sentimento de injustiça, um sentimento de insegurança, ou, melhor dizendo, uma cultura de impunidade no território Brasileiro, pois não é errado dizer que no Brasil hoje, quem for apenado com uma sanção penal de pequeno ou médio potencial ofensivo, essa pessoa jamais vai para cadeia pagar por sua conduta criminosa.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira de Rezende, Faculdade Católica Dom Orione

Advogado e Professor Universitário. Aluno Especial no Mestrado de Estudos de Cultura e Território - Universidade Federal do Tocantins. Doutorando em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires - UBA/ARGENTINA. Possui Graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade do Tocantins (1999) e graduação em DIREITO pela Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins-TO (2007).

Referências

BARROS, Carmem Silvia Moraes. A individualização da pena na execução penal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

BECCARIA, Cesare Bonesana, Marchesi. Dos delitos e das penas. 3 ed. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. Parte Geral, volume 1, 9ºedição, São Paulo: Saraiva, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução Fernando Tomas. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. Parte Geral. 15ª Ed.São Paulo: Saraiva, v.1, 2011.

_______. Execução penal simplificada. 14 ed. – São Paulo: Saraiva, 2011.

_______. Execução penal 3. 10 ed. – São Paulo: Damásio de Jesus, 2004.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 5 ed. totalmente rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva.

HUNGRIA, Nelson. Comentários ao Código Penal. Rio de Janeiro: Forense.

GARCIA, Basileu. Instituições de Direito Penal. vol. I, Tomo II, 1º edição, São Paulo: Max Lumonad editor de livros de direito.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GRECO, Rogério. Curso de direito penal, parte geral. vol. I. 13ª ed. rev.,ampl. e atual. Niterói, Ímpetos, 2011.

MASSON, Cleber. Direito Penal Esquematizado-Parte Geral-vol.1. 6ª edição, São Paulo: Método, 2012.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução penal. 10 ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

MONTESQUIEU. In “Do Espírito das Leis”, Coleção Os Pensadores, Nova Cultural, 2000.

NORONHA, M. Magalhães. Direito Penal, volume 1, 35º edição, São Paulo: Saraiva.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de processo penal e execução penal. 6 ed. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.

PRADO, Luiz Regis Prado. Curso de Direito Penal Brasileiro. Volume 1, 5º edição, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Coleção A Obra Prima de Cada Autor. São Paulo – SP: Editora Martin Claret, 2003.

___________. O Contrato Social ou Princípio do direito político. Tradução Ciro Mioranza. São Paulo – SP: Editora Escala Educacional (série Filosofar), 2006.

SILVA, Haroldo Caetano da. Manual de Execução Penal. 2º edição, Ed. Bookseller, Campinas.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS