RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO LETRAMENTO ACADÊMICO
Resumo
Esse artigo tem como objetivo apresentar uma breve discussão teórica a respeito das práticas de letramento desenvolvidas por professores em formação inicial dos cursos de licenciaturas. Tais práticas são mediadas por relatórios de estágio supervisionado (RES), sendo este o objeto de nossas reflexões. Trata-se, portanto, de um recorte de uma investigação maior, desenvolvida no curso de Mestrado em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nessa abordagem, pretendemos apenas esboçar a justificativa da investigação, bem como o aporte teórico-metodológico escolhido para o tratamento dos dados gerados na ocasião. Essa pesquisa está situada no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada (LA), tendo a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) como principal aporte teórico para microanálise. A pesquisa é do tipo bibliográfico. Entendemos que o RES é um gênero discursivo mediador de diferentes práticas de letramento, sendo, portanto, um elemento basilar para o desenvolvimento de estudos no campo do letramento acadêmico.
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