PARA ENTENDER O LETRAMENTO LITERÁRIO
Resumo
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca das possibilidades de se promover o letramento literário por meio de vivências e práticas de interação do leitor com o texto literário. Para tanto, parte do conceito de letramento literário para, então, apresentar uma proposta de trabalho embasada na teoria de Rildo Cosson (2011). Como resultado, temos que é possível promover o letramento literário por meio de vivencias e práticas do texto em sala de aula.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.
KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.
MACHADO, Zélia Versiani. Entrevista sobre letramento literário. Disponível em: http://escritabrasil.blogspot.com.br/2008/07/letramento.html, acessado em 10/02/2014
NASCIMENTO, Elvira Lopes e SAITO, Claúdia L.N. Uma contribuição para o letramento literário: didatização do gênero texto poema. In GONÇALVES, Adair Vieira e PINHEIRO, Alexandre Santos (Org.). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas: Mercado de letras, 2011.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia M.K; ZILBERNAM, Regina (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura & realidade brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
SILVA, L. H. O. ; MAGALHÃES, H. G. D. . Do reino da beleza à república do gosto: questões para o letramento literário. In: Dernival Venâncio Ramos; Karylleila dos Santos Andrade; Maria José de Pinho. (Org.). Ensino de língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. 1a. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 81-92.
RONCA, Paulo Afonso Caruso; TERZI, Cleide do Amaral. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: Edesplan, 1995.
ZAPPONE, M. H. Y. Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas. Teoria e Prática da Educação, v. 03, p. 47-62, 2007.