PARA ENTENDER O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Isaquia dos Santos Barros Franco Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão acerca das possibilidades de se promover o letramento literário por meio de vivências e práticas de interação do leitor com o texto literário. Para tanto, parte do conceito de letramento literário para, então, apresentar uma proposta de trabalho embasada na teoria de Rildo Cosson (2011). Como resultado, temos que é possível promover o letramento literário por meio de vivencias e práticas do texto em sala de aula.

Biografia do Autor

Isaquia dos Santos Barros Franco, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, possui Mestrado pelo mesmo programa (2015). Especialista em Língua Portuguesa (1996) e Psicopedagogia (1997), é também graduada em Letras, Português/Literatura, ambos pela Universidade Estadual do Maranhão (2003). Atualmente é tutor presencial do Centro Universitário Leonardo da Vinci. E também professora de Língua Portuguesa e Produção textual pela Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área de Letras.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.

KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.

MACHADO, Zélia Versiani. Entrevista sobre letramento literário. Disponível em: http://escritabrasil.blogspot.com.br/2008/07/letramento.html, acessado em 10/02/2014

NASCIMENTO, Elvira Lopes e SAITO, Claúdia L.N. Uma contribuição para o letramento literário: didatização do gênero texto poema. In GONÇALVES, Adair Vieira e PINHEIRO, Alexandre Santos (Org.). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas: Mercado de letras, 2011.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia M.K; ZILBERNAM, Regina (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura & realidade brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

SILVA, L. H. O. ; MAGALHÃES, H. G. D. . Do reino da beleza à república do gosto: questões para o letramento literário. In: Dernival Venâncio Ramos; Karylleila dos Santos Andrade; Maria José de Pinho. (Org.). Ensino de língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. 1a. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 81-92.

RONCA, Paulo Afonso Caruso; TERZI, Cleide do Amaral. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: Edesplan, 1995.

ZAPPONE, M. H. Y. Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas. Teoria e Prática da Educação, v. 03, p. 47-62, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

ARTIGOS