ANÁLISE DO DISCURSO JURÍDICO DO MUTIRÃO DE EXECUÇÃO FISCAL DE PALMAS/ TOCANTINS
Resumo
O objetivo do presente trabalho é identificar o real beneficiado por esse evento, através da forma de divulgação. Buscou-se estudar se a linguagem utilizada foi compreensível, além de verificar o uso do discurso jurídico empregado. Para realização, utilizou-se a teoria do método de análise do conteúdo e análise do discurso. Foi possível perceber que o principal beneficiário foi o Município. Houve o direcionamento da linguagem, de forma a utilizar conceitos usuais de grandes empresas e órgãos tributários.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6 (2), jul - dez, 2013.
CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Revista Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.24, n.1, p. 13-18, jan./abr. 2014.
FARAGO, Cátia Cilene; FOFONCA, Eduardo. Análise de conteúdo na perspectiva de bardin: do rigor metodológico à descoberta de um caminho de significações. Revista Linguasagem, São Carlos - SP, ed. 18, jan/julh., 2012.
HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributário. – 25. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2016. p. 891.
MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. 37. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Malheiros, 2016. p. 560.
MAGRI, Marília Valencise. Análise do discurso no brasil: novos objetos, novos rumos? In: BARONAS, Roberto Leiser; MESTI, Paula Camila; CARREON, Renata de Oliveira (Orgs.) Análise do discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2016.
MALDIDIER, Denise. A inquietude do discurso. Um trajeto na história da análise do discurso: o trabalho de Michel Pêcheux. In: PIOVEZANI, Carlos; SARGENTINI, Vanice (Orgs). Legados de Michel Pêcheux: inéditos em análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2017. p. 39-62.
SABBAG, Eduardo. Manual de direito tributário. – 8. ed. – São Paulo: Saraiva, 2016. p. 1328.
SARFATI, Georges-Élia, 1957. Princípios da análise do discurso; rev. técnica Carlos Piovezani e Vanice Sargentini. -1. ed. – São Paulo: Ática, 2010. p.152.