DIREITO E A SIMBOLOGIA NO USO DA TATUAGEM

Autores

  • Nilsandra Martins de Castro UFT/Faculdade Católica Dom Orione
  • Anderson Rodrigues da Silva FACDO

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como o uso da tatuagem pode causar sentidos diversos, de maneira a caracterizar a personalidade do indivíduo. Para isso, consideramos o processo de constitucionalização do Direito ao Corpo, que nos remete diretamente ao Direito à Privacidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual tentamos mobilizar conhecimentos diversos para contribuir e com o objeto de pesquisa em questão. A consulta à diferentes materiais bibliográficos nos leva a crer que o uso da tatuagem revela-se como algo complexo, tendo em vista as significações que assume dentro de um determinado contexto. Entretanto, não convergimos com a ideia estereotipada de que o uso de tatuagens está diretamente ligado à má índole do indivíduo. 

Biografia do Autor

Nilsandra Martins de Castro, UFT/Faculdade Católica Dom Orione

É Doutorando em Ensino de Língua e Literatura pela UFT - Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Linguistica Aplicada pela UNICAMP - Universidade de Campinas (2010), onde defendeu dissertação intitulada "Representações de Identidades de Gênero e de Sexualidade nos Discursos de Professores de Educação infantil". Área de atuação multilinguísmo, plurilinguismo e educação bilingue. Possui Especialização em Leitura e Produção Escrita (2007), pela UFT - Universidade Federal do Tocantins e Graduação em Letras (2005), pela mesma instituição. Atua como professora de Redação Jurídica, Metodologia da Pesquisa Científica, Língua Portuguesa Aplicada ao Direito e Comunicação e expressão pela FACDO - Faculdade Católica Dom Orione. Tem experiência como docente na área de Linguística, Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, gênero, minorias, memória, formação de professores e metodologia científica. É ainda coordenadora do PROCIENT - Programa de Iniciação Científica da FACDO. É Editora- Gerente da Revista São Luis Orione.

Anderson Rodrigues da Silva, FACDO

Bacharel em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione

Referências

BRASIL. Constituição Federal. Brasília/DF, 1988.

ALVARENGA, L. B. M. Atos de Disposição sobre o Próprio Corpo: O caso da bodymodification. 2010. 59f. Monografia (Graduação em Direito) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ), 2010.

BARROSO, L. R. A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo: Natureza Jurídica, Conteúdos Mínimos e Critérios de Aplicação. p. 1-43 (Versão provisória para debate público). 2010.

BAUMAN, Z. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2004.

BELSITO, B. G.; CAVALCANTE, P. M. Direito das Pessoas e dos Bens. Fundação Getúlio Vargas, 2010.

MACHADO, I. A. Os Gêneros e o Corpo do Acabamento Estético. In.: BRAIT, B. (org). Bakhtin: Dialogismo e Construção do Sentido. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2005. p. 131-148.

MELO, R. C. A. Tatuagem como forma de Comunicação: Uma expressão corporal. 2007. 32f (Graduação em Comunicação Social) – Centro Universitário de Brasília, 2007.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php.>. Acesso em 30 maio 2016.

ROCHA, Gabriela. A arte da tatuagem: a atividade ganha admiradores e supera antigos preconceitos. 2009. Disponível: < http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/9%20-%20a%20arte%20da%20tatuagem.pdf>.Acesso em: 30 de maio de 2016.

RODRIGUEZ, L. S.; CARRETEIRO, T. C. O. C. Olhares sobre o corpo na atualidade: Tatuagem, visibilidade e experiência tátil. Revista Psicologia & Sociedade; 26(3), 746-755. 2014.

SENRA, Ricardo.PM baiano desvenda significados de tatuagens no mundo do crime. 2015. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150128_salasocial_significados_tatuagens_suspeitos_rs. >. Acesso em 12 de maio de 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

ARTIGOS