PLANEJAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: NECESSIDADES E DESAFIOS DO ENSINO PÚBLICO
Resumo
O presente trabalho objetiva trazer à reflexão de educadores e gestores de ensino, dados, informações e saberes sobre a importância das mídias na formação e na prática pedagógica dos professores. Faz-se um estudo de revisão literária, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem exploratória qualitativa. Pelo exposto neste trabalho, educadores, gestores, intelectuais, políticos e cidadãos, todos têm de aliar seus conhecimentos, seus saberes e suas vivências ao dever pátrio e humanitário de assegurar os sabidos e indispensáveis requisitos de uma Educação Nacional de qualidade, que o agora e o futuro exigem para a formação dos cidadãos que são pilares do edifício social da nação brasileira. Verifica-se, de um lado, o consenso de que a educação é um eficiente e eficaz poder de mudança de comportamento e de construção da cidadania para o desenvolvimento social; de que é relevante para a aprendizagem o uso de tecnologias midiáticas pelo professor; de que as insuficiências e deficiências existem em grande parte das escolas brasileiras. Por outro lado, identifica-se a ineficiência na formação de professores e a ineficácia do que resulta dos respectivos planejamentos, as quais podem ser constatadas nas práticas pedagógicas da maioria das salas de aula, principalmente nas redes públicas municipais, pela carência de recursos materiais.
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