PLANEJAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: NECESSIDADES E DESAFIOS DO ENSINO PÚBLICO

Autores

  • Dinalmir Pereira dos Santos
  • Leonardo dos Santos Bandeira FAHESA-ITPAC
  • Luciana Borgerth Vial Corrêa FAHESA-ITPAC

Resumo

O presente trabalho objetiva trazer à reflexão de educadores e gestores de ensino, dados, informações e saberes sobre a importância das mídias na formação e na prática pedagógica dos professores. Faz-se um estudo de revisão literária, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem exploratória qualitativa. Pelo exposto neste trabalho, educadores, gestores, intelectuais, políticos e cidadãos, todos têm de aliar seus conhecimentos, seus saberes e suas vivências ao dever pátrio e humanitário de assegurar os sabidos e indispensáveis requisitos de uma Educação Nacional de qualidade, que o agora e o futuro exigem para a formação dos cidadãos que são pilares do edifício social da nação brasileira. Verifica-se, de um lado, o consenso de que a educação é um eficiente e eficaz poder de mudança de comportamento e de construção da cidadania para o desenvolvimento social; de que é relevante para a aprendizagem o uso de tecnologias midiáticas pelo professor; de que as insuficiências e deficiências existem em grande parte das escolas brasileiras. Por outro lado, identifica-se a ineficiência na formação de professores e a ineficácia do que resulta dos respectivos planejamentos, as quais podem ser constatadas nas práticas pedagógicas da maioria das salas de aula, principalmente nas redes públicas municipais, pela carência de recursos materiais.

Biografia do Autor

Dinalmir Pereira dos Santos

Graduação em Ciências com habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual do Maranhão; Especialização em Tecnologias em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui experiências profissionais na área educacional da docência e formação de professores, com ênfase em Matemática e Ciências no Ensino Fundamental, Biologia no Ensino Médio, além da Formação Continuada de Professores de Matemática. Atualmente é professora de Matemática na Unidade Escolar Nova Carolina, na cidade de Carolina-MA, onde também desenvolve atividade colaborativa, elaborando e atuando na formação continuada dos professores na área de Matemática.

Leonardo dos Santos Bandeira, FAHESA-ITPAC

Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM; Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína – FAHESA/ITPAC

Luciana Borgerth Vial Corrêa, FAHESA-ITPAC

Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ; e Mestrado em Educação pela mesma instituição

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS