LEITURA COMO PROCESSO DE CATALISAÇÃO DE SABERES COM VISTAS À AUTONOMIA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA: FORMANDO SERES HUMANOS CRÍTICOS-REFLEXIVOS

Autores

  • Bruno Gomes Pereira UNITPAC
  • Adriano Kerles de Deus Monteiro UMAX

Resumo

O objetivo é demonstrar como a leitura desenvolve a autonomia e a capacidade crítica dos alunos no contexto escolar. Para isso, é necessário refletir sobre a prática da leitura no ambiente escolar, bem como acerca do papel desempenhado pelo professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, o estudo caracterizou-se em uma revisão bibliográfica realizando uma abordagem teórica sobre o tema, enfatizando o papel de mediação exercido pelo professor. Com a realização do estudo, a leitura constitui um bem valioso, pois consiste num elemento imprescindível para a leitura do mundo em suas mais variadas formas, contribuindo também para a melhora do desempenho oral e escrito, bem como para o enriquecimento do vocabulário e, principalmente, para a ampliação do nível de informação e conhecimentos gerais do aluno. Além disso, a leitura é a ferramenta principal para autonomia da organização pedagógica da escola, obtendo bons resultados no desenvolvimento e transformação de cada indivíduo que nela está envolvido, com o enfoque no ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, UNITPAC

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela UFT. Docente do UNITPAC (Araguaína) e do Mestrado em Ciências da Religião da FIAVEC. Pesquisador Institucional

Adriano Kerles de Deus Monteiro, UMAX

Graduado em Enfermagem pela FABIC. Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo INESPO. Graduado em Medicina pela UMAX. Mestrando em Ciências da Educação pela FIAVEC.

Referências

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Publicado

2018-08-27

Edição

Seção

ARTIGOS