LEITURA COMO PROCESSO DE CATALISAÇÃO DE SABERES COM VISTAS À AUTONOMIA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA: FORMANDO SERES HUMANOS CRÍTICOS-REFLEXIVOS
Resumo
O objetivo é demonstrar como a leitura desenvolve a autonomia e a capacidade crítica dos alunos no contexto escolar. Para isso, é necessário refletir sobre a prática da leitura no ambiente escolar, bem como acerca do papel desempenhado pelo professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, o estudo caracterizou-se em uma revisão bibliográfica realizando uma abordagem teórica sobre o tema, enfatizando o papel de mediação exercido pelo professor. Com a realização do estudo, a leitura constitui um bem valioso, pois consiste num elemento imprescindível para a leitura do mundo em suas mais variadas formas, contribuindo também para a melhora do desempenho oral e escrito, bem como para o enriquecimento do vocabulário e, principalmente, para a ampliação do nível de informação e conhecimentos gerais do aluno. Além disso, a leitura é a ferramenta principal para autonomia da organização pedagógica da escola, obtendo bons resultados no desenvolvimento e transformação de cada indivíduo que nela está envolvido, com o enfoque no ensino aprendizagem.Referências
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