UMA REALIDADE ANTAGÔNICA: A MÍDIA COMO PROTETORA E INFLUENCIADORA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Autores

  • Mirian Aparecida Deboni Faculdade Católica Dom Orione
  • Lucas Vicente Torres FACDO

Resumo

Com o advento dos movimentos feministas e a maior autonomia da mulher nas relações de trabalho, a conscientização de proteção às mulheres tem sido mais difundida e defendida nos mais diversos meios de comunicação, através de várias propagandas que veiculam a violência contra a mulher de modo a combatê-la. Contudo, paralelamente a essa vertente positiva de reduto feminino, cresce de forma implícita e, às vezes até imperceptível, veiculações midiáticas de incentivo à violência, ao desrespeito e “objetificação” da mulher. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é analisar publicidades em ambas as vertentes, através de uma pesquisa bibliográfica para interpretar os sutis detalhes que dão força a uma publicidade, além de despertar a sociedade, sobretudo as mulheres, para valores invertidos que potencializam os maus-tratos em face do gênero feminino.

Biografia do Autor

Mirian Aparecida Deboni, Faculdade Católica Dom Orione

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1999) Professora na Faculdade Católica Dom Orione.

Lucas Vicente Torres, FACDO

Estudante de Iniciação Científica - FACDO

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Publicado

2018-08-27

Edição

Seção

ARTIGOS