DESAFIOS E PRECONCEITOS NO ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente artigo propõe-se a uma reflexão sobre os desafios e preconceitos enfrentados pelos docentes da disciplina de Artes. Faz-se uma síntese de qual é a visão dos docentes e discentes tem perante a disciplina de arte, e qual a importância de se ter profissionais formados e capacitados na área. Esta pesquisa baseada nos preconceitos e desafios na disciplina de Artes pretende instigar a reflexão sobre estes grandes fatores existentes no meio de ensino e no déficit que acaba provocando na formação de nossos cidadãos. De acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional2 - LDB nº. 9.394/96 que inclui a Arte como componente curricular obrigatório nos diversos níveis da Educação básica, colocando o ensino de Arte no mesmo patamar de importância das demais disciplinas obrigatórias na grade curricular. Visto então que a Disciplina de Arte é essencial e indispensável na educação, assim como as demais disciplinas, que se obteve a escolha do tema para a realização deste artigo. Temos na disciplina de Arte um pequeno percentual de horas, onde em muitos casos, a disciplina é apenas para fechar carga horária de outro professor. O ensino de Arte necessita de reconhecimento e valorização, o mesmo deve ter grande importância na grade curricular como as demais, portanto necessita-se de que a mesma seja valorizada, pois faz parte da cultura e da origem do homem como também é capaz de desenvolver diversas habilidades no desenvolvimento do estudante, como percepção, criatividade, imaginação, desenvolvimento da coordenação motora, atenção, concentração, afetividade e convívio.Referências
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