HISTÓRIAS DE VACINAS, EM JOSÉ FRANCISCO CONCESSO: REFLEXÕES SEMIÓTICAS EM TORNO DA LITERATURA NO TOCANTINS

Autores

  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo analisa dois contos/crônicas de José Francisco Concesso, um dos autores mais prestigiados no contexto literário do Tocantins. Os textos em questão encontram-se no livro de memórias Meu primeiro picolé e o recorte que estabelecemos relaciona-se a questões em torno da literatura de testemunho relativa aos anos da ditadura civil-militar no Brasil. Embora o autor não se insira nessa classificação, seus textos ajudam a compor um panorama do estado num momento em que forças militares entram em cena e agem coercitivamente sobre a população.  Estabelecemos ainda um paralelo entre o combate à febre amarela, nos anos 1960, e a pandemia atual produzida pelo Covid-19.

Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

É mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, membro do GT de Semiótica da ANPOLL. Em 2013/2014, realizou estágio pós-doutoral em sociossemiótica no Centre de Recherches Politiques (CEVIPOF-CNRS) com bolsa CAPES. Desde 2005, é docente da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, onde atua nos cursos de Licenciatura em Letras, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras), Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) e Programa de Pós-graduação Cultura e Território (PPGCult). Tem experiência como docente na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva aplicada ao ensino de língua e literatura, gêneros digitais, memória e formação de professores, espaço.

Referências

BERTOLINO, O. Maurício Grabois – uma vida de combates: da batalha de ideias ao comando da guerrilha do Araguaia. São Paulo: Anita Garibaldi, Instituto Maurício Grabois, 2004.

BRUNO, A. Duas pátrias, um só coração. Goiânia: Kelps, 2009.

CABRAL, P. C. Xambioá: guerrilha do Araguaia. Rio de Janeiro: Record, 1993.

CARBONARI, P. Mapa literário: o escritor mais importante de cada estado. Revista Superinteressante, 22 mai. 2017. Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/literal/mapa-dos-26-autores-mais-importantes-do-pais-estado-a-estado/. Acesso em 17 mai. 2020.

CONCESSO, J. F. S. Meu primeiro picolé: crônicas, contos e ensaios. Gurupi, TO: Edições AGL, 2004.

MORAIS; T.; SILVA, E. Operação Araguaia: os arquivos secretos da guerrilha. São Paulo: Geração Editorial, 2005.

RIBEIRO, R. A. A Aliança para o Progresso e as relações entre Brasil-EUA. Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 384p. 2006.

SANTOS, J. S.; LUIZ, J. M.; SILVA, L. H. O.; FIGUEIREDO, C. A. S. Crônicas do Araguaia: entrevista com o escritor e pesquisador Janailson Macêdo. Revista EntreLetras (Araguaína), v. 11, n. 1, p. 440-451, 2020.

SILVA, L. H. O. O passado que se faz presença: uma leitura de meu primeiro picolé, de José Francisco da Silva Concesso. Revista EntreLetras (Araguaína), v. 1, p. 49-58, 2011.

TIERRA, P. Poemas do povo da noite. 2. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, Publisher, 2009.

TIERRA, P. Pesadelo: narrativas dos anos de chumbo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, Autonomia Literária, 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

ARTIGOS