CRISES NA SEGURANÇA ALIMENTAR E ESTRATÉGIAS DE COMBATE A FOME EM IMPERATRIZ/MA: DO MODELO HISTÓRICO PARA UMA NOVA RECONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO

Autores

  • César Alessandro Sagrillo Figueiredo Universidade Federal do Tocantins
  • Samuel Correa Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Resumo

A fome no Brasil é um fenômeno longevo, destacado através do estudo clássico de Josué de Castro, Geografia da Fome (2008). Dialogando com a temática da fome através do conceito de Segurança Alimentar, possuímos como objetivo principal identificar os processos deletérios da recente industrialização na cidade de Imperatriz/MA e a quebra da cadeia alimentar tradicional. Metodologicamente é um trabalho qualitativo, visando uma reconstituição histórica e uma revisão bibliográfica da cadeia alimentar, evidenciando o conflito causado pela industrialização recente. Como resultado, indicamos a fragilização em curso que coloca em risco a segurança alimentar, igualmente as estratégias de resistência de comunidades tradicionais.

Biografia do Autor

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Tocantins

Dr. Ciência Política. Docente Curso Licenciatura em Ciências Sociais/UFT –

Samuel Correa Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Me. Ciências Políticas e Me. Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/UFMA.

Referências

CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. 2 ed. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2002.

FRANKLIN, A. História econômica de Imperatriz. Imperatriz: Ética, 2008.

HOBSBAWM, Eric. A era das Revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

____________, E. J. A era do capital: 1848-1875. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

MOREIRA, Ruy. Os quatro modelos de espaço-tempo e a reestruturação. GEOGRAphia, vol. 4, n° 7, p. 23-37, 2002.

RIBEIRO JUNIOR, José Raimundo Sousa. Alienação das práticas alimentares e urbanização: uma análise da alimentação da classe trabalhadora em São Paulo. 244 f. Doutorado em geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

TEIXEIRA, Natalia Mendes. Imperatriz: a terra da pistolagem, assassinatos, memórias, fatos, representações e lógicas sociais. Imperatriz/MA. Ed.: ética, 2016.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 5 ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. Território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001.

WORLD BANK. Poverty and hungry. Issues and Options for food security in developing countries. Washington, DC: World Bank Policy Study, 1986

SITES CITADOS:

http/www.ibge.gov.br. Acesso em 19/09/2019.

http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx Acesso em 19/09/2019

http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2014/setembro/brasil-sai-do-mapa-da-fome-das-

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

ARTIGOS