AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA ATRAVÉS DO DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO NO QUILOMBO: ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GROTÃO - FILADÉLFIA/TO

Autores

  • Helena Mendes da Silva Lima Faculdade Católica Dom Orione
  • Karen Batista Sousa Faculdade Católica Dom Orione

Resumo

O presente artigo científico faz parte de uma pesquisa de iniciação científica e tem como objetivo analisar e entender a realidade educacional, formal ou informal, da Comunidade Remanescente de Quilombo do Grotão/TO, assim como a verificação dessa como fator de afirmação de identidade do quilombo, a fim de identificar se há aplicabilidade dos direitos concernentes à educação quilombola e ainda desenvolver mecanismos na tentativa de garanti-los.Utilizou-se na metodologia autores referenciais da área, bem como o método antropológico do estudo de caso com abordagens das pesquisas bibliográficas e de pesquisa de campo. É positivado que a educação quilombola deve ser essencialmente diferenciada da educação convencional, além de dever ser singularmente específica. No entanto, os resultados enunciaram que na educação dos Remanescentes de Quilombo do Grotão/TO não estão presentes a especificidade educacional exigida e tão menos estrutura didática fornecida pelo poder público para tanto.

Biografia do Autor

Helena Mendes da Silva Lima, Faculdade Católica Dom Orione

Mestre em Ciências Sociais pela PUCSP, Especialista em Psicopedagoga-Faculdade Unichristhus, professora da Faculdade Católica Dom Orione e orientadora de Iniciação Científica

Karen Batista Sousa, Faculdade Católica Dom Orione

Bacharel em Direito da Faculdade Católica Dom Orione e pesquisadora de Iniciação Científica.

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

ARTIGOS