AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA ATRAVÉS DO DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO NO QUILOMBO: ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GROTÃO - FILADÉLFIA/TO
Resumo
O presente artigo científico faz parte de uma pesquisa de iniciação científica e tem como objetivo analisar e entender a realidade educacional, formal ou informal, da Comunidade Remanescente de Quilombo do Grotão/TO, assim como a verificação dessa como fator de afirmação de identidade do quilombo, a fim de identificar se há aplicabilidade dos direitos concernentes à educação quilombola e ainda desenvolver mecanismos na tentativa de garanti-los.Utilizou-se na metodologia autores referenciais da área, bem como o método antropológico do estudo de caso com abordagens das pesquisas bibliográficas e de pesquisa de campo. É positivado que a educação quilombola deve ser essencialmente diferenciada da educação convencional, além de dever ser singularmente específica. No entanto, os resultados enunciaram que na educação dos Remanescentes de Quilombo do Grotão/TO não estão presentes a especificidade educacional exigida e tão menos estrutura didática fornecida pelo poder público para tanto.
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