LITERATURA E ENSINO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DA ABORDAGEM LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho apresenta uma reflexão crítica acerca do ensino de literatura no Ensino Médio a partir dos resultados da primeira etapa da pesquisa Conhecendo e interferindo no ensino da literatura desenvolvida no período de agosto de 2013 a Janeiro de 2014, fomentada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ PIBIC/FAPEMA, tendo como instituição de origem a Universidade Estadual do Maranhão, Campus Balsas-MA. O estudo mostra as conclusões obtidas a partir da análise do ensino de literatura em uma escola pública estadual do município de Balsas-MA, especificamente no Ensino Médio. Além de fazer uma abordagem do próprio ensino de literatura, propomos algumas reflexões importantes ao professor de literatura da atualidade.
Referências
BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho de literatura. São Paulo: Atual, 2005.
COUTINHO, Afrânio. O ensino da literatura. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1975.
CURI, Samir Meserani. O intertexto escolar: sobre leitura, aula e redação. São Paulo: Cortez,2008.
ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica – brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2010.
PERNAMBUCO, J. Crítica literária e ensino de literatura. Revista Fac. Claretianas. Batatais, n. 9, p. 83- 89, jan./dez. 2000.
FREITAS, Anna Cecília Cavalcante. O ensino da literatura na escola. Disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/ler/o-ensino-da-literatura-na-escola-1.460729> Acesso em 24 Jan, 2015.
MANCINELLI, Laura. Literatura e pessoa histórica. Papéis Avulsos, Assis, v.1, n.1, p.81-98, 1995.
SOUZA, Telma Eliane Medeiros de. Projeto “gincana literária”: estimulando o aluno ao gosto pela leitura de obras literárias. Revista Entreletras (Araguaína-TO) ISSN: 2179-3948. Volume 9, nº 2, jul/set. p. 121-131. Disponível em: file:///C:/Users/Aparecida/Downloads/5471-Texto%20do%20artigo-28727-1-10-20181028.pdf Acesso em: 25 set. 2019.
ZILBERMAN, Regina & SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre. Mercado aberto. 1990.