LITERATURA E ENSINO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DA ABORDAGEM LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Antonia Aparecida Pereira Borges Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, Campus Balsas-MA
  • Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão crítica acerca do ensino de literatura no Ensino Médio a partir dos resultados da primeira etapa da pesquisa Conhecendo e interferindo no ensino da literatura desenvolvida no período de agosto de 2013 a Janeiro de 2014, fomentada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ PIBIC/FAPEMA, tendo como instituição de origem a Universidade Estadual do Maranhão, Campus Balsas-MA. O estudo mostra as conclusões obtidas a partir da análise do ensino de literatura em uma escola pública estadual do município de Balsas-MA, especificamente no Ensino Médio. Além de fazer uma abordagem do próprio ensino de literatura, propomos algumas reflexões importantes ao professor de literatura da atualidade.

Biografia do Autor

Antonia Aparecida Pereira Borges, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, Campus Balsas-MA

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2015), especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e estrangeira pelo Centro Universitário Internacional/ UNINTER (2016), Mestranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína-TO. Atualmente é professora substituta do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, Campus Balsas-MA. Realizou pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC/FAPEMA no período de 2013 a 2015 na área do Ensino de Literatura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Literatura e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Inglesa. 

Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho

Possui graduação em Letras - Literaturas pela UERJ (1990), mestrado em Estudos Literários pela UFPI (2007), instituição na qual desenvolveu a dissertação "O experimentalismo em Feliz ano novo" e doutorado em Letras - Literatura comparada pela UFPB(2013), instituição na qual desenvolveu a tese "Do romance ao filme: a metaficção como estratégia de constituição da forma nas narrativas Bufo e Spallanzani". É professora adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA) desde 2002 instituição em que leciona disciplinas das áreas de teoria literária, história da literatura e literaturas brasileira e portuguesa. Exerce também a função de diretora do Curso de Letras do CESBA/UEMA desde 2017. Possui linha de pesquisa em ensino da literatura, linguística e adaptação fílmica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa e interesse no âmbito da tradução intersemiótica e do ensino da literatura. Possui projeto de iniciação científica sobre o ensino de literatura no ensino médio, projeto de extensão "círculo de leitura" e extensão cultura sobre filmes educacionais. É coordenadora adjunta do projeto de ensino de fluxo contínuo jovens pesquisadores. É coordenadora do núcleo de investigação da narrativa - nina do CESBA/UEMA e colaboradora do grupo LINCH - língua, cultura, história e poder. Membro do projeto Sinais cinematográficos: trilhas pedagógicas. Atua como professora do mestrado em letras da UEMASUL.

Referências

BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho de literatura. São Paulo: Atual, 2005.

COUTINHO, Afrânio. O ensino da literatura. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1975.

CURI, Samir Meserani. O intertexto escolar: sobre leitura, aula e redação. São Paulo: Cortez,2008.

ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica – brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2010.

PERNAMBUCO, J. Crítica literária e ensino de literatura. Revista Fac. Claretianas. Batatais, n. 9, p. 83- 89, jan./dez. 2000.

FREITAS, Anna Cecília Cavalcante. O ensino da literatura na escola. Disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/ler/o-ensino-da-literatura-na-escola-1.460729> Acesso em 24 Jan, 2015.

MANCINELLI, Laura. Literatura e pessoa histórica. Papéis Avulsos, Assis, v.1, n.1, p.81-98, 1995.

SOUZA, Telma Eliane Medeiros de. Projeto “gincana literária”: estimulando o aluno ao gosto pela leitura de obras literárias. Revista Entreletras (Araguaína-TO) ISSN: 2179-3948. Volume 9, nº 2, jul/set. p. 121-131. Disponível em: file:///C:/Users/Aparecida/Downloads/5471-Texto%20do%20artigo-28727-1-10-20181028.pdf Acesso em: 25 set. 2019.

ZILBERMAN, Regina & SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre. Mercado aberto. 1990.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

ARTIGOS