CONSTRUÇÃO SOCIAL E JURÍDICA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, SUA RECEPÇÃO E NEGAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2020 OU O NINHO DO CRAMUNHÃO NA ÁRVORE DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Autores

  • Irene Gomes UFT

Resumo

O presente trabalho visa à apresentação de um breve histórico sobre o uso da palavra dignidade, a construção do sentido da dignidade da pessoa humana, seus reflexos e usos no âmbito judicial com base na constituição federal brasileira, tratados e demais normas, escritas ou não, com o apontamento de alguns exemplos de casos de repercussão geral decididos pelo Supremo Tribunal Federal.  Toma como fonte de impulsão, notícias veiculadas nas TVs e mídias sociais, que expressam a dignidade da pessoa humana nos dias e contexto político atuais e, em contrapartida, proposições de ações que evocam a instauração do Ato Institucional n. 5 (AI-5) e intervenção constitucional militar.  A expressão maior do artigo permeia o sentido da sobreposição da dignidade da pessoa humana, diariamente praticada, como resultado de uma construção social milenar, face as indignidades institucionais propostas em atropelo a referida construção social, o que sugere tensão institucional.

Biografia do Autor

Irene Gomes, UFT

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa (1996). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Constitucional e Direitos Humanos. Atua com anistia política (Art. 8o dos ADCTs da CF88, Lei 10.559-02, Lei 6684-79), representou anistiandos, anistiados e associações do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Distrito Federal e hoje trabalha com camponeses e ex combatentes oriundos da denominada Guerrilha do Araguaia e Batalha dos Perdidos, nos estados do Tocantins e Pará.

Referências

AZEVEDO, Antônio Junqueira. Caracterização Jurídica da Dignidade da Pessoa Humana. REVISTA USP, São Paulo, n.53, p. 90-101, março/maio 2002. file:///C:/Users/IRENE/Downloads/33189-Texto%20do%20artigo-38988-1-10-20120713.pdf Acesso no dia 9 de novembro de 2019.

BARROSO, Luís Roberto. A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo: A Construção de um Conceito Jurídico à Luz da Jurisprudência Mundial. Belo Horizonte: 2013, Ed. Forum.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso no dia 18 de junho de 2020.

LEAL, Mônica Clarissa. A Dignidade Humana e o Princípio da Proporcionalidade como Fundamento e como Parâmetro para o controle Jurisdicional de Políticas Públicas. In: ALEXY, Robert; BAEZ, Narciso Leandro; SILVA, Rogério Luiz Nèry. Dignidade Humana, Direitos Sociais e Não Positivismo Inclusivo. Em comemoração ao 70º aniversário de Robert Alexy. Florianópolis: 2015.

RESULTADO APURAÇÃO SEGUNDO TURNO 2018 https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/apuracao/presidente.ghtml Acesso no dia 7 de novembro de 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

ARTIGOS