CONSTRUÇÃO SOCIAL E JURÍDICA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, SUA RECEPÇÃO E NEGAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2020 OU O NINHO DO CRAMUNHÃO NA ÁRVORE DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Resumo
O presente trabalho visa à apresentação de um breve histórico sobre o uso da palavra dignidade, a construção do sentido da dignidade da pessoa humana, seus reflexos e usos no âmbito judicial com base na constituição federal brasileira, tratados e demais normas, escritas ou não, com o apontamento de alguns exemplos de casos de repercussão geral decididos pelo Supremo Tribunal Federal. Toma como fonte de impulsão, notícias veiculadas nas TVs e mídias sociais, que expressam a dignidade da pessoa humana nos dias e contexto político atuais e, em contrapartida, proposições de ações que evocam a instauração do Ato Institucional n. 5 (AI-5) e intervenção constitucional militar. A expressão maior do artigo permeia o sentido da sobreposição da dignidade da pessoa humana, diariamente praticada, como resultado de uma construção social milenar, face as indignidades institucionais propostas em atropelo a referida construção social, o que sugere tensão institucional.
Referências
AZEVEDO, Antônio Junqueira. Caracterização Jurídica da Dignidade da Pessoa Humana. REVISTA USP, São Paulo, n.53, p. 90-101, março/maio 2002. file:///C:/Users/IRENE/Downloads/33189-Texto%20do%20artigo-38988-1-10-20120713.pdf Acesso no dia 9 de novembro de 2019.
BARROSO, Luís Roberto. A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo: A Construção de um Conceito Jurídico à Luz da Jurisprudência Mundial. Belo Horizonte: 2013, Ed. Forum.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso no dia 18 de junho de 2020.
LEAL, Mônica Clarissa. A Dignidade Humana e o Princípio da Proporcionalidade como Fundamento e como Parâmetro para o controle Jurisdicional de Políticas Públicas. In: ALEXY, Robert; BAEZ, Narciso Leandro; SILVA, Rogério Luiz Nèry. Dignidade Humana, Direitos Sociais e Não Positivismo Inclusivo. Em comemoração ao 70º aniversário de Robert Alexy. Florianópolis: 2015.
RESULTADO APURAÇÃO SEGUNDO TURNO 2018 https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/apuracao/presidente.ghtml Acesso no dia 7 de novembro de 2019.